A Prioridade Relativa Das Imensas áreas |
Por mais controvérsias que existam sobre isso métodos de ensino, um conjunto de ideias virou aproximadamente consenso entre educadores nas últimas décadas. Pro matemático Nuno Crato, 65, são erros de uma "pedagogia romântica". Ministro da Educação de Portugal de 2011 a 2015, ele comandou uma comandou uma reforma no sistema educacional do nação que recorreu a uma receita clássica.
Priorizou português e matemática, eliminou disciplinas não usuais, como estudo acompanhado e projetos, e aumentou o rigor na seleção de professores. Tudo isto em meio a uma incerteza econômica que reduziu salários do funcionalismo e a críticas de sindicatos e pedagogos. Após tua saída do ministério, os resultados do Pisa, checape internacional de educação, fizeram o universo regressar os olhos pra Portugal.
Na prova de 2015, a nação superou a média da OCDE, organização que reúne o mundo desenvolvido, ultrapassando Estados unidos e Espanha, tendo como exemplo. Ao lado de Dinamarca, Suécia e à minúscula Malta, foi a única nação europeia a aperfeiçoar em todas as áreas avaliadas. Hoje, no ranking do exame, Portugal ocupa o 18º espaço em ciências, o 15º em leitura e o 21º em matemática -três anos antes, estava em 29º, 22º e 28º, respectivamente.
Folha - O que explica o avanço dos alunos portugueses? Nuno Crato - Fizemos coisas descomplicado. Demos prioridade, com mais tempo de aula, às disciplinas fundamentais -primeiro português e matemática e, depois, história, geografia e ciências. Elas são as estruturantes, permitem ao aluno progredir nas novas. Se ele tiver problema de leitura, vai ser muito difícil entender história. Se tiver entendimento muito fraco de história, será custoso entender política, sociologia, história da arte etc. Portanto, no discernimento dos alunos existe um conjunto de prioridades.
E toda a gente sabe. Também criamos programas estruturados com metas que indicavam o que o aluno deveria dominar a cada ano de escolaridade. Isto ajudou professores, pais e autores de manuais escolares a ter um propósito comum. A avaliação, perto com a divulgação dos resultados, foi fundamental. Investimos ainda no suporte aos alunos com mais dificuldades, com mais créditos (horários de professores) e desse jeito melhoramos em tão alto grau os do topo como os de pequeno da tabela.
Por que a ênfase em português e matemática? A verdadeira pedagogia moderna, baseada nas ciências cognitivas do século 21, mostra que não basta saber ler. Os jovens necessitam ter fluência na leitura e nas operações matemáticas. Isso lhes permite depois libertar a mente para atividades de ordem cognitiva superior. Se o jovem estiver a soletrar durante o tempo que lê, terá problema de aprender o assunto do texto.
A psicopedagogia do século vinte e um descobriu que existe um conjunto de automatismos que assistência o conhecimento. A ideia é que as tarefas cognitivas de ordem superior -reflexão, crítica, criatividade- são baseadas em processos da ordem inferior. E o extenso defeito da pedagogia romântica é reflexionar que se poderá voltar aos processos cognitivos superiores esquecendo-se dos inferiores.
Como foi enfrentar a resistência a essas medidas? Os professores portugueses reagiram super bem tanto a essas políticas como a outros dois fatos. Em 2011, Portugal teve que requisitar assistência externa. E, entre uma série de cortes, os salários de todos os funcionários públicos foram temporariamente reduzidos. ]. Em 2011, a escolaridade obrigatória era de nove anos de estudo.
Um gargalo na educação brasileira é o ensino médio. Passava-se o mesmo. Atenção E Resistência: Veteranos Do Enem Dão Dicas Pra Se Dar Bem Na Prova aluno completava o essencial e depois com muita complexidade o secundário. Isto só pode ser ultrapassado com uma melhor preparação para o ensino médio. Não é Publicado Edital Com quinze Vagas De Professor Do Pronatec Em Penitenciárias Da PB , no entanto trabalhar mais. Uma receita descomplicado. É interessante assim como existir uma diversidade de caminhos.
O sr. é um crítico do chamado "eduquês". Quais são os maiores mitos da educação? Há muitos. Um é que os alunos só precisam assimilar o que gostam. O defeito é que eles só conseguem saber o que gostam depois de entender. Equipe AlfaCon Concursos Públicos maneira, além de entusiasmar os alunos, é preciso possuir uma pressão sobre isso eles pra lhes disseminar conhecimentos e habilidades fundamentais. Em Um Mês, Portal De Crédito Pela Internet Movimentou Quase R$ oitenta 1 mil mito é que avaliação faz mal, cria estresse, e os jovens ficam traumatizados.
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