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Пятница, 29 Марта 2019 г. 04:38 + в цитатник

Como Fazer Uma Sensacional Redação


Gramsci não era professor, porém um “educador” no sentido lato do termo. Não de um ponto de visão dogmático - que ele em tão alto grau condenou -, entretanto de um ponto de visão dialético, atualizando as teorias que estavam na base dos projetos socialistas de transformação social. Queria torná-las capazes de responder às recentes dúvidas apresentadas pelas modificações históricas de seu tempo. Moda, Boniteza E Hábitos de vida , Gramsci entendeu que a educação era uma dimensão estratégica na briga pela transformação da população e apresentou uma das mais consistentes propostas pra organizar a cultura no mundo capitalista, arquitetando o projeto da instituição unitária. Por que a educação e o colégio assumiram, para ele, importancia tão importante?


Uma resposta pra essa charada relaciona-se ao aprofundamento de seus estudos a respeito do Estado capitalista, que o fizeram romper com teorias que dominavam o movimento socialista, do qual ele também fazia divisão. Um dos principais estilos desta ruptura é a sua crítica à ideia de que as ideias não tinham credibilidade, de que eram apenas um produto do domínio do capital.

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Para tal concepção, se a coisa mais considerável era derrubar o capital, a universidade era uma charada secundária. Suas transformações viriam após a queda do capitalismo. Gramsci condena a geração fatalista do colapso do capitalismo, mostrando que as modificações ocorridas pelo final do século 19 tinham modificado muito as relações entre Estado e nação. A partir dessa época, começam a despencar as proibições ao justo dos trabalhadores de fazer greve, formar sindicatos, votar e ser votados, organizar partidos, digitar jornais.


Com isto, vão se constituindo mediações entre a economia e o Estado, que se expressam na população civil: o partido político, o sindicato, a imprensa, o colégio. Essa ideia aproxima-se do que Gramsci entendeu como “trama privada”, chamando a comunidade civil de “aparelho ‘privado’ de hegemonia”. As corporações da comunidade civil são compreendidas como “trincheiras de luta” já que nelas se apresenta o confronto entre projetos sociais e políticos que são contraditórios entre si, no quadro da disputa pela hegemonia. O trabalho pra convencer as classes subalternas a aceitar o status quo não se restringe ao mundo das ideias.


As concepções de universo são acompanhadas de comportamentos: um jeito de refletir tem um modo de agir que lhe é igual. Se as massas prestam o seu consentimento ao Estado capitalista, o Estado torna-se hegemônico, exercendo a direção intelectual e moral da comunidade. Profissão Engenheiro Mecânico essa “trama”, Gramsci encontra a relevância de um movimento intelectual pra divulgar algumas concepções de universo que elevem a consciência civil das massas populares e produzam novos comportamentos, de uma reforma intelectual e moral. Descobre, finalmente, a imposição política de conquistá-las para outra geração de universo, pra que elas possam cindir com a direção do Estado capitalista.


É no âmbito da reflexão do Estado ampliado que Gramsci questiona as liberdades civis e políticas do Estado democrático. Esse questionamento mostra sua amargura em reconhecer meios para elevar cultural e politicamente as massas. Trata-se de uma probabilidade que vai muito além da formação pra cidadania. Gramsci olha pra educação como um homem político. Pensa um programa educacional, procurando identificar métodos e práticas que propiciem aos trabalhadores sair da situação de subalternidade. Desarrumação Psiquiátrica E Nutrição Estão Associadas defende a organização de um “centro unitário de cultura”, cujo propósito é a “elaboração unitária de uma consciência coletiva”.


Tua reflexão envolve análises a respeito de diferentes escolhas metodológicas que poderiam proporcionar a superação do “senso comum” e a criação do raciocínio filosófico. Envolve também a discussão das corporações que atuam na formação de Encontre Como Foi A conversa Com Gustavo Haddad Braga , tais como a imprensa e, principalmente, a universidade. E o mais importante é que um “centro cultural unitário” precisaria ter uma fonte filosófica para orientar o confronto ideológico, seja com o senso comum, seja com as concepções de mundo dominantes.


 

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