Quer Saber Por Quê? |
Muita gente se pergunta quais são as diferenças entre trabalhar com marketing, publicidade e propaganda. Há quem acredite que é tudo a mesma coisa e quem tem pela ponta da língua o que difere cada uma das áreas. Definitivamente, o Como Combater A Intervenção De Bots E Notícias Falsas Sobre o assunto As Eleições? de marketing dos cursos de MBA da FGV e diretor do Canal Vertical, Roberto Kanter, faz fração do segundo grupo.
Durante conversa com o NaPrática.org, Roberto nos ajudou a aparecer a novas definições para esclarecer a diferença teórica entre estas disciplinas. Perceber publicidade e propaganda como ferramentas que o marketing utiliza para promover serviços ou produtos. Como o próprio nome imediatamente aponta, tem o papel de propagar, divulgar e elaborar condições pra que o mercado conheça o serviço ou produto da organização. Ela engloba desde intercomunicação em massa, feita numa propaganda na televisão ou em um anúncio de jornal até ações de nicho, como panfletagem em uma praça ou a montagem de um stand de degustação no hipermercado.
“Sempre que haver uma ação paga voltada a publicar o produto ou serviço você está obrigatoriamente fazendo propaganda”, fala Roberto. Obter Seguidores Reais Brasileiros No Instagram a comunicação possivelmente espontânea. E-Dialog - Agência De Redes sociais , diretor de construção da FCB Brasil, “olhar por intermédio do universo do consumidor” é o principal estímulo pela existência de um publicitário, que deve atender contas e universos diferentes, mergulhar e compreender sobre isto cada um deles. “Isso é para quem gosta da natureza humana, é um eterno estímulo de venda, onde a todo o momento podemos que a campanha atinja os objetivos comerciais que foram planejados pelo marketing.
A mensagem deve ser compreendida, gostada, compartilhada e memorável”, conta. Indicação ProfissionalDesign Gráfico ou Publicidade? É alguma coisa muito global, que envolve a empresa como um todo. Realização, canais de vendas, possibilidade do mix ideal do portfólio de produtos. O marketing está diretamente envolvido com a estratégia corporativa”, fala Roberto. Relacionamento com todos os stakeholders que interessam ao negócio. Há ainda um campo hoje indispensável e tremendamente dinâmico: o marketing digital.
Os profissionais que trabalham com publicidade ou propaganda tendem a ter um cérebro mais criativo. De alguma mandeira, eles são artistas. “Vejo a publicidade mais adequada para perfis extrovertidos, facilmente pela formação de relacionamentos pessoais e pela formação de opinião. Imediatamente a propaganda tem de especialistas, com uma visão mais introspectiva”, destaca Roberto.
No marketing o que prevalece é o equilíbrio entre o racional e o emocional. Existem faculdades mais generalistas, em que matérias de ambas as áreas são vistas e algumas com assuntos específicos e determinados. Quem cursa administração ou intercomunicação tem uma tendência maior em seguir a carreira no marketing e podes até já optar por universidades que tenham uma grade curricular mais voltada pra área. Por outro lado, se a instituição de ensino é de intercomunicação com habilitação em jornalismo o mais comum é escoltar a rota da publicidade. Quem quer trabalhar com propaganda geralmente faz Design ou o próprio curso de Publicidade e Propaganda.
E esta inexistência de acesso democrático às sugestões acarreta pela complexidade do exercício pleno da cidadania. Necessita-se desta maneira, garantir o acesso universal gratuito e público à informação. As tecnologias de detalhes e comunicação ainda não chegam à maioria da população do planeta, em que pese o ritmo veloz de tua disseminação. No tempo em que o mundo economicamente mais desenvolvido acha-se envolto em um complexo de redes digitais de alta perícia, usando intensamente serviços de última formação, uma parcela considerável da população dos demais países não tem acesso sequer à telefonia básica.
Numerosos fatores são responsáveis pela eliminação digital. Sociais: fatores de eliminação social acentuam a exclusão digital e vice-versa. A falta de acesso às oportunidades que a comunidade fornece implicam em privações e pela carência de cidadania. Econômicos:fatores relacionados ao sistema econômico brasileiro, ao funcionamento do mercado global, ao sistema financeiro mundial, às relações econômicas internacionais além de outros mais contribuem para a eliminação.
A democratização do acesso online no Brasil tem como fatores dificultadores as condições de pobreza da população. A inexistência de recursos financeiros dificulta a aquisição de instrumentos eletrônicos como TVs, aparelhos de som, pcs, celulares. Dessa forma, o acesso a estes materiais por quota destas pessoas menos favorecidas depende de estabelecimentos públicos. Luiz Telles, Da Artplan: ‘estratégia De Mídias sociais é A respeito Contar Histórias’ se ter acesso à rede é preciso de uma infra-infraestrutura básica na qual necessitamos possuir uma linha telefônica e um computador e um provedor de Internet.
Não basta, não obstante dispor destas condições é necessário o domínio mínimo para o manuseio do micro computador e dos recursos da Web. O acesso por conta do cidadão por si só, são condições inacessíveis a extenso cota da população devido ao empobrecimento econômico e a baixa escolaridade. Cabe salientar, contudo, que os fatores econômicos são minimizados com as políticas de acesso, como as dos telecentros.
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