AS DUAS GRANDES Guerras MUNDIAIS: O LEGADO TECNOLÓGICO |
No momento em que passei por um cruzamento na localidade do Butantã, zona sudoeste de São Paulo, e um grupo de meninas soltou gritinhos animados, tive a exata ideia do que seriam os 5 dias seguintes. 185 1 mil) é ser promovido a celebridade instantânea. Poucos carros comercializados no Brasil atualmente têm uma imagem tão forte e são tão com facilidade conhecidos na avenida. Se o Camaro for amarelo com listras pretas, uma exata cópia do Bumblebee de Transformers, as reações são ainda mais empolgadas.
Visual matador, motor potente - trata-se, por fim, de um V8 6.2 com 406 cv - e atitude de sobra executam nesse muscle car um bem de consumo desejado e maravilhado. O Camaro SS, contudo, é "somente" um automóvel. E, como todo automóvel, tem tuas particularidades, qualidades e defeitos. Minha missão era encontrar se é acessível conviver com o grandalhão, em tal grau do ponto de visibilidade prático - consumo, conforto e segurança - quanto do ponto de vista pessoal.
Como é ser periodicamente notado em todos os lugares? O paradigma esportivo da Chevrolet é largo. Muito largo. São quase 2,10 m de lado a lado. Pra se ter uma ideia, o SUV grandalhão Hyundai Veracruz tem 1,noventa m nessa mesma grandeza. No primeiro momento, essa característica "banheirona" deixa o motorista receoso, mas é surpreendente quão rápido o cérebro se adapta a calcular as distâncias com mais folga.
Ao longo dos 5 dias de teste, o único instante em que a largura do automóvel realmente incomodou foi pela hora de parar pela garagem do prédio. No shopping center, porém, as vagas são maiores, e deixar o Camaro por ali foi bem equilibrado. A característica de carro enorme e pesado (1.790 kg) é mais sentida pela hora de fazer curvas.
O Camaro SS não é um primor de firmeza, e tua carroceria tende a rolar mais do que seria confortável em velocidades altas. Por esse ponto, o Chevrolet é fiel aos muscle cars da década de 1960: é rapidamente, tem cara de mau e não faz curvas justo. Ele nasceu pra acelerar em linha reta.
E no momento em que o Camaro SS acelera, o motorista se esquece de todo o resto. Posso relatar que 56,7 kgfm de torque a 4.000 rpm é muito. Contudo, para dimensionar isso, sonhe a seguinte cena. Você está parado no semáforo numa pista de três faixas. Seu carrão é o primeiro da fila.
A iluminação fica verde e você afunda o pé. No tempo em que a cabeça cola no encosto do banco, o friozinho toma conta da barriga e o rugido selvagem do V8 entra pelos ouvidos, você olha no retrovisor e vê os outros carros lá atrás, como se estivessem parados. Não estão, porém parecem. Zero a 100 km/h: 4,oito s. Só fique esperto com os freios a disco ventilado, que não são tão efetivos desse jeito. Mesmo parado, no entanto, o Camaro SS é um fenômeno. Fenômeno de popularidade, é claro.
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