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Xilo é um jogo criado por alunos do curso de Jogos Digitais da Facisa em Campina Amplo, na Paraíba. O jogo foi o vencedor do SBGames em 2011 e adquiriu destaque no Festival Jogos Brasil, que ocorreu em maio. O TechTudo falou com o designer de jogos Rodrigo Motta (30), da Kaipora Digital, a respeito esse jogo de aventura em 2D, gerado pra evidenciar a cultura e o folclore do nordeste brasileiro.
“Eu venho criando uma pesquisa há qualquer tempo sobre isso temas nacionais que poderiam ser transformados em jogos. Bem como se há um jeito brasileiro de fazer jogos, tal como você reconhece facilmente um RPG japonês”, explicou Motta ao TechTudo. Obtenha Mais partes da entrevista, o desenvolvedor descreveu um profundo interesse e respeito à cultura nacional, que algumas vezes nem ao menos é considerada como uma visão válida na construção de novos jogos. Mas, Rodrigo Motta fez uma observação: “Uma das primeiras avaliações que eu ouvi do Xilo foi uma garota que falou ‘gosto do Xilo por causa de, antes de ser algo que fala de folclore, ele é efetivamente um bom jogo’.
Este foi bem o nosso propósito no projeto. http://blogjardinando85.jiliblog.com/19151295/como...ico-em-insuficiente-tempo-2018 fazer um jogo sensacional que ‘por acaso’ trata do folclore”. Rodrigo Motta se graduou no curso de Design da Facisa, em Campina Enorme, fez mestrado pela UFPE, em Recife, e está fazendo doutorado em Administração no Mackenzie. E também ser desenvolvedor pela Kaipora, é professor e coordenador do curso de Jogos da Facisa, professor do curso de Design da mesma instituição e consultor do MEC pra Desenvolvimento de Jogos Educativos.
Com quantas pessoas é possível fazer um Xilo? site sobre este tema responde: “Sempre trabalhamos com um grupo de cinco pessoas. Eu faço o design do game e a arte do jogo, como protagonistas, cenários e história. O Trigueiro Jr. cuida das animações de personagens e cenário, além de bem como gerar personagens.
Temos dois programadores, http://www.exeideas.com/?s=negocios e o César Augusto. E o André Torres faz a porção de áudio e mixagem”. Essa equipe de startup, de pequena empresa, foi responsável por um jogo 2D claro, fluido e com os comandos intuitivos, indicados pela tela. “Quando você começa a fazer jogos você precisa começar com projetos em que você domine boa quota da técnica.
Estávamos estudando o 2D pela época e o Xilo acabou sendo feito dessa forma”, explicou Motta. https://www.liveinternet.ru/users/mason_kryger/blog#post445253685 , mesmo se a equipe soubesse fazer jogos em 3D, o modelo do jogo ajudou a descrever melhor sua história em xilogravuras. “O clique em próxima página de internet não é um cangaceiro. Biliu percorre os cenários no nordeste e acha mitos do folclore brasileiro, como o Saci. O herói tem que recolher as xilogravuras (daí vem o nome de jogo) e vencer os obstáculos no game, como em Super Mario Bros.
“Queríamos fazer um jogo que retratasse elementos culturais do nordeste num jogo e o nordeste é tão rico neste significado que ficou acessível fazer isto. Usamos a estética da xilogravura, a música (Baião, Forró), a história (lendas do Folclore e causos) e o cordel como maneira de notificar partes da história”, diz Motta.
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