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São Paulo - Liderança não é um talento, porém uma perícia adquirida com o tempo e - se você tiver sorte - boas experiências profissionais. “É uma habilidade que começa a ser aprendida em casa, na instituição, com os amigos e finalmente com os próprios chefes que você vier a ter”, diz José Augusto Figueiredo, presidente da consultoria de recursos humanos LHH|DBM. Desse jeito, todos nós desejamos estudar a ser chefes, garante Jill Geisler, autora do livro “Como se tornar um muito bom chefe” (Editora Sextante) e professora pela Loyola University Chicago. Claro que tempo e boas experiências não bastam: é preciso muito vigor e persistência tornar-se apto ao cargo.
“Qualquer pessoa tem a inteligência de liderar, desde que aceite trabalhar duro pra adquirir os comportamentos e valores exigidos de um gestor”, afirma Jill. Portanto, ainda que acessível a todos pela teoria, o poder costuma ser oferecido a profissionais que demonstrem um perfil claro pro desafio. É no “embrião de líder” que as empresas costumam investir, por intervenção de programas de coaching e treinamentos especiais. Entretanto quais são os sinais de que alguém tem tudo para se tornar uma gestora de sucesso - alguém cuja autoridade não é imposta pelo organograma, porém aceita de agradável grado na equipe?
Seja pra conciliar interesses, seja para entusiasmar algumas pessoas, bons chefes devem ter um fantástico domínio da linguagem oral e escrita. De acordo com Figueiredo, poucas competências são tão significativas pra liderança quanto a percepção, a expressividade e a assertividade da intercomunicação. Não basta saber comentar ou digitar super bem: assim como é preciso ter os ouvidos sensíveis. “Um líder em potencial absorve o que dizem os superiores, os colegas, os concorrentes”, diz Figueiredo.
“Essa escuta assim como vale para os ambientes, ou melhor, ele domina fazer uma leitura inteligente e cautelosa dos jogos de poder na empresa”. Você fica completamente absorvido pelas tarefas do dia-a-dia ou consegue assistir mais ao longe? De acordo com Geisler, profissionais com potencial pra liderança costumam se interessar na organização como um todo, da sua estratégia geral às tuas relações com a concorrência.
“São pessoas com visão e raciocínio sistêmicos”, diz. Diversos profissionais têm o hábito de se queixar das falhas da corporação onde trabalham e esperar que uma outra pessoa cuide delas. Não é o caso de quem tem jeito para a chefia: e também distinguir as lacunas, este tipo de funcionário se oferecer pra repará-las.
Em vez de Desenvolvimento Pessoal E Profissional Assunto 03 (1) o que vai mal, ele se precupa com a expansão geral e se engaja para promovê-la. Pessoas com este perfil assim como costumam ter uma personalidade afável e aberta, pela visão de Figueiredo. “Elas têm a toda a hora um sorriso no rosto e contagiam os colegas com leveza e bom Deslivros:Como Cometer O Assassinato Notável , o que será fundamental pra motivá-los e liderá-los no futuro”, explica. Alliance Leva Título Por Equipes No Brasileiro E Mário Reis Diz: ‘Vivemos Com Grandes Perspectivas’ que há 2 tipos de funcionários: aqueles que trabalham exclusivamente com as pessoas do seu círculo mais próximo, e aqueles que buscam fazer pontes com áreas e colegas mais distantes.
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