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Uma das vantagens de um SUV com tração nas 4 rodas é poder deslocar-se aonde os carros comuns não chegam. No que diz respeito à transmissão, há significativas diferenças entre os diferentes tipos de sistemas de tração acessíveis no mercado. Existem equipamentos que distribuem a potência para as rodas de modo automática, sempre que outros precisam da intervenção do motorista. Alguns sistemas possuem somente um jeito de uso, com relações de marcha fixas, no tempo em que outros oferecem a opção de marchas com relações reduzidas e até o bloqueio de diferencial, recursos montados para vencer obstáculos mais severos. Auto-serviçoQual a diferença entre tração 4WD e tração AWD?
Além da tração, outros fatores provocam pela afinidade dos SUVs com o emprego off-road, como a força do motor, o peso do automóvel, a altura em relação ao solo e a competência da suspensão, só pra discursar dos principais. Aqui, mostramos 6 utilitários esportivos que representam bem o segmento. Reunimos Chevrolet Trailblazer, Ford EcoSport, Jeep Renegade, Renault Duster, Subaru Forester e Suzuki Jimny.
A única marca que ficou de fora foi a Mitsubishi, que não cedeu um ASX 2.0 AWD para nosso teste. Pra avaliar a capacidade desses SUVs em ocorrências fora de via, levamos todos para o campo de provas Haras Tuiuti, em Tuiuti (SP), que tem pistas de terra com tipos diferentes de obstáculos e com diversos graus de severidade. Encontre a escoltar como eles se comportaram na terra - além dos fatos técnicos e dos números de desempenho no asfalto (em nossa pista de testes), onde esses veículos rodam a maior quantidade do tempo.
Bem equipado, ele é o de maior valor dos SUVs mostrados nesse lugar, porém assim como é o único com recursos como alerta de pontos cegos, detector de alteração involuntária de faixa e sistema de partida remota e monitoramento On Star. Sua transmissão (com câmbio automático de 6 marchas) fornece as opções 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida.
Porém no test drive no Haras Tuiuti quase não precisamos da tração integral. Na maioria das vezes, o modo 4×2 (tração traseira) assegurou o movimento. Ed.Buenos Aires, CLACSO, 2018, V.1, P pelo modo 4×4 apenas nas rampas mais acentuadas. A suspensão do Trailblazer também se mostrou competente, com seu curso longo que deixa as rodas em contato com o piso pela maioria das situações.
Robusto (só ele e o Jimny têm chassi de longarinas), o Trailblazer se destacou ainda por ter um dos melhores ângulos de entrada e de saída e uma das maiores distâncias do solo. No teste de consumo, o Trailblazer recebeu as piores médias entre todos os SUVs, todavia é fantástica na terra.
É quase um Jimny com muita potência. O mais novo 4×4 do mercado é um padrão sem ambições aventureiras. O sinal mais claro nesse desprendimento são seus pneus pra emprego 100% urbano. A tração do EcoSport é do tipo 4×4 perante demanda. Ela distribui a força pra rodas conforme as condições de aderência.
E não detém opções de uso 4×2 e 4×4, e muito menos 4×4 reduzida. O sistema da Ford trabalha prioritariamente no modo 4×2, dianteiro. O 4×4 só entra em ação quando vital: tendo como exemplo no momento em que uma das rodas perde aderência, em causa das condições do piso ou da trajetória.
A lista de instrumentos inclui central multimídia, assistente de partidas em rampas, faróis de xenônio e teto solar elétrico. A suspensão poderia ter mais de mobilidade e altura, para evitar raspões pela porção inferior do veículo no fora de avenida. Como Estudar Para Concurso 2018 se a Ford não quis amparar pneus de uso misto também não haveria de cobiçar trocar a geometria do veículo.
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