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Todavia se você tiver as características listadas anteriormente, agora está um passo mais próximo de conquistar uma equipe engajada. Pra ter ainda mais assertividade, existem oito segredos que aumentam o engajamento da equipe. Eles precisam ser compreendidos pelo líder como orientadores, um caminho seguro que poderá ser perseguido pra alcançar o sucesso.
Um líder tem que ter cuidado ao expor, no entanto não pode expressar só o que as pessoas querem ouvir. No momento em que suas ações são pautadas na tentativa de agradar a todos, o resultado podes até ser confortável em curto tempo, mas, na realidade, o defeito está sendo somente adiado. Deste modo, seja transparente e diga o que deve ser debatido, mesmo que possa ser uma crítica. Caso inverso, o colaborador pode achar que você mentiu, perdendo a confiança e sentindo-se desmotivado. Valorizar e identificar as boas práticas dos colaboradores é fundamental pra formar uma equipe engajada.
No entanto como fazer esse reconhecimento? A melhor maneira é o feedback, discussão pela qual são repassados os pontos positivos e negativos do funcionário. Outras ações também são capazes de estimular o colaborador. Como por exemplo: levá-lo para proteger definida ideia de projeto pra diretoria, especialmente se foi ele quem pensou na alternativa.
O líder tem que saber delegar tarefas e responsabilidades aos colaboradores, exibindo que confia no serviço deles. Essa é uma forma de mobilizar e distinguir que o funcionário está realizando um prazeroso serviço. Também, um ponto positivo de saber delegar tarefas é otimizar o processo eficiente, em razão de a centralização de atividades faz com que o líder não dê conta de todas as tuas funções, prejudicando o andamento do trabalho. O colaborador tem que conhecer os valores da organização, mas nem sempre isso acontece. O mais comum é que ele esteja trabalhando e não saiba qual é a atividade, os valores e a visão com os quais deveria estar alinhado. Desse jeito, é significativo que o líder converse com cada colaborador, falando os valores da empresa e verificando se eles estão parelhos aos do funcionário. Isto tem que ser feito na contratação, porém bem como mensalmente, relembrando sempre.
As metas são fundamentais para o crescimento das empresas e para o engajamento dos colaboradores, que, de outra forma, conseguem não ter tanta clareza a respeito da direção que devem seguir. Além disso, elas são desafios pra equipe e mobilizam que eles desenvolvam habilidades e competências. Estudar coisas outras também mantém os colaboradores motivados, especialmente se eles de imediato têm um perfil que gosta de ser desafiado.
Assim, dominar as motivações individuais também é uma bacana possibilidade. Permitir que os colaboradores pensem em sua própria forma de resolver um problema podes ser a melhor forma de incentivá-los. Deste jeito, motive os funcionários a meditar “fora da caixa”, encontrando soluções inovadoras. Essa figura assim como traz proveitos pra empresa que vão além da motivação da equipe. Com ela, algumas ideias são testadas na companhia e conseguem ser implementadas, melhorando o processo eficiente ou até já ampliando a gama de serviços ou produtos oferecidos pelo negócio.
É claro que, para engajar seus colaboradores e possuir uma equipe de alto desempenho, a corporação necessita investir no capital humano. Essa visão vem se expandindo e se popularizando nos últimos anos e, na atualidade, os recursos humanos têm sido considerados o principal ágil de qualquer organização. Isso já que eles compõem o capital intelectual e agregam valor à organização, oferecendo vantagem competitiva.
Investir no capital humano não é apenas aumentar a produtividade e reter talentos, no entanto assim como uma maneira de obter melhores resultados, desenvolver habilidades e agir estrategicamente. Neste instante falamos da gravidade de o líder ser flexível, a encerramento de encontrar as melhores soluções para as dificuldades que aparecem no dia a dia. Por este tópico, a ideia de maleabilidade não está relacionada a isso, entretanto sim à competência de ter empatia e agir com humanidade no seu relacionamento com os colaboradores.
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