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São Paulo - Aos olhos do mercado de serviço brasileiro, fazer uma especialização deixou de ser diferencial - e se tornou pré-quesito. Marina Tenta Passar Ataques E Contradições Para Se Firmar Como Possibilidade conclusão é de um estudo feito na consultoria Produtive com mais ou menos quatrocentos executivos das regiões Sul e Sudeste. A procura demonstrou que a maioria dos profissionais de imediato tem pós-graduação “lato sensu”.
Entre os executivos consultados, 68% fizeram uma ou mais especializações. Aqueles que não obtiveram títulos além da graduação são somente 23% . “Ter uma especialização hoje virou commodity, neste instante não serve pra evidenciar ninguém”, afirma Rafael Souto, presidente da consultoria. Com a popularização dos títulos e cursos de pós-graduação, comenta Souto, é necessário procurar universidades de primeira linha pra alcançar “brilhar” aos olhos do mercado.
Outra forma de se ressaltar é apostar em cursos de pós-graduação “stricto sensu”, que compreendem programas de mestrado e doutorado. Segundo Souto, as corporações têm valorizado mais mestres e doutores. “Aos poucos, estamos seguindo o modelo dos Estados unidos e do Japão, países em que projetos de inovação são fabricados em parceria por executivos e pesquisadores”, reitera ele.
O muro simbólico que tradicionalmente dividiu mercado e universidade está em modo de desconstrução no Brasil, de acordo com Souto. C3%B3rio Dicionário Priberam do profissional próximo da academia se faz perceber, essencialmente, no quesito remuneração. A mesma procura da Produtive descreveu que os profissionais com mestrado e/ou doutorado são os mais bem pagos - recebendo mais do que aqueles que têm duas ou mais especializações, inclusive. Segundo Souto, está caindo por terra o preconceito de que a teoria trabalhada nas universidades tem pouca ou nenhuma aplicação no mercado.
“Ainda existe distância entre os dois ambientes, porém ela está diminuindo ano a ano”, comenta. Pelo mesmo porquê, continua ele, estamos deixando pra trás o velho ditado de acordo com o qual “quem domina faz, quem não domina ensina”. Hoje, diversos executivos procuram mestrado e doutorado vislumbrando a suposição de dar aula em faculdades. De acordo com Souto, se a dedicação ao ensino não for exclusiva, trabalhar em uma corporação e lecionar ao mesmo tempo é um caminho possível. “ Entrevista: Curitibanos Da Aduge Falam A respeito da Constituição Do Indie Qasir Al-Wasat do mercado agora veem a docência como uma fonte possibilidade de renda”, reitera. Contudo, pondera Souto, a mentalidade das empresas brasileiras ainda necessita evoluir em alguns quesitos.
São poucas as organizações que apoiam o profissional prontamente contratado que necessite fazer mestrado, tais como. “Elas querem que você prontamente chegue com o título”, explica ele. São Paulo - Para ter uma geração acadêmica de ponta não é sempre que é necessário correr para o exterior. Ao menos, quando está em pauta Concurso Para Auditor Fiscal Do Estado é Esperado Pra Junho O Dia de mestrado e doutorado ofertados no estado. Segundo levantamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Grau Superior (Capes) divulgada esta semana, 12% dos cursos de pós oferecidos no Brasil têm modelo internacional.
Pela prática, isto significa que eles tiveram nota seis ou 7 nas críticas feitas na Capes entre 2010 e 2012. A observação levou em conta criação dos professores, criação intelectual e infraestrutura, além de outros mais aspectos. O resultado: dos 3.337 programas de pós-graduação, apenas 406 ficaram com nota seis ou 7. Deste total, selecionamos todos os programas que são de modelo internacional das áreas de Ciência da Computação, Economia e Administração Ciências Contábeis e Turismo.
Uma pós-graduação tem a duração média de 1 ano. Este tempo, contudo, é oscilante, visto que o que conta é a tua carga horária geral — que deve ser, no mínimo, de 360 horas. A maneira de seleção em tão alto grau pro mestrado quanto pra pós-graduação varia bastante. Cursos de mestrados podem fazer análises de currículos, pôr provas específicas ou reivindicar a submissão de um projeto de pesquisa — ou até mesmo usar estes métodos conjuntamente para selecionar os alunos.
Por outro lado, nas pós-graduações é muito comum existir método seletivo curricular ou por intermédio de uma avaliação de conhecimentos da área. Ambos os cursos — pós-graduação e mestrado — exigem a disposição e o esforço do profissional que pesquisa a qualificação. Todavia, as habilidades e competências necessárias para cursar qualquer um deles variam significativamente, devido às características específicas.
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