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O colégio Secundária Dr. Júlio Martins é um estabelecimento de ensino da cidade de Chaves, repercussão da transformação da antiga Universidade Industrial e Comercial de Chaves em faculdade secundária regular. O Guia Completo Pra Planejar A Reforma Da Residência resultância, foram desenvolvidas em Chaves uma Faculdade Industrial e uma Aula Comercial. Sem instalações adequadas, a faculdade Industrial e a sua Aula Comercial iniciaram actividades no ano lectivo de 1919/1920 em casas situadas, respectivamente, perto ao Senhor do Calvário e na Rodovia Direita.
A secretaria da Instituição funcionava no Liceu Nacional de Chaves. Os cursos iniciais foram os de Serralharia Mecânica e de Carpintaria Civil. O Curso de Trabalhos Femininos começou a ser oferecido em 1922, o que abriu a instituição de ensino ao sexo feminino. O defeito das instalações tinha sido Curso Aplicação Porcelanato Liquido Piso 3D Revenda Epóxi Autonivelante , mercê dos esforços da faculdade e dos políticos influentes da terra, não obstante os diferentes posicionamentos partidários: António Granjo e Nicolau Mesquita.
A solução encontrada foi a aquisição, por 60 00 escudos, de um prédio, pela Rodovia cinco de Outubro, antiga Rodovia D. Luís e hoje Dr. Júlio Comissão Ouve 8 Do Caso Da Compra E Reforma De Casas Pra Educação . As novas instalações eram no mesmo prédio que, em 1889, tinha sido arrendado pro funcionamento da primitiva Instituição de Desenho Industrial. O colégio permaneceu naquelas instalações até 1961, data em que foi instalada no actual edifício, elaborado de raiz pra tua instalação definitiva. Em 1957 foi acrescentado o Curso Complementar de Aprendizagem de Electricista.
Apesar das opiniões, a Reforma de 1948 deu os seus frutos e as escolas industriais e comerciais foram capazes de juntar pedagogias outras e aprontar operários especializados. Foi manifesto, no final da década de 1950 e nos anos da década de 1960, o aumento significativo do número de alunos, a melhor preparação dos professores e a capacidade inovadora das escolas.
Por esse período, as indústrias metalúrgicas e metalomecânicas estiveram entre os sectores industriais de mais potente progresso, o que evidencia uma conexão capaz entre o sistema de ensino e o desenvolvimento económico. Igreja De São Francisco De Assis (Diamantina) de 1961, a funcionar no novo edifício, o colégio foi incluindo outros cursos, não deixando de amadurecer e de cuidar a população escolar que a ideologia dominante destinava a este tipo de ensino.
Em 1976 foi lançado o processo de unificação do 3.° ciclo que culminaria em 1978 com a criação do 9.° ano de escolaridade. Como é sabido, a unificação do ensino não continuou de acordo com a orientação inicial dos seus promotores e aquelas disciplinas foram eliminadas logo no ano seguinte. A unificação transformou-se, assim sendo, em «licealização» de todo o ensino.
A actual Reforma Curricular acentuou ainda mais esse método ao cortar os Trabalhos Oficinais e afirmar a obediência de Educação Tecnológica como alternativa a uma segunda língua estrangeira. Como era de esperar, tal opção tem servido, não pra separar capacidades, contudo pra promover a distinção social. Neste assunto, a instituição de ensino perdeu a sua característica «industrial e comercial» e os seus estudantes e professores foram perdendo uma identidade própria.
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