USP é Eleita A Melhor Escola Da América Latina; Outras 76 Brasileiras Estão No Ranking |
Rev. adm. contemp. vol.1 no.2 Curitiba May/Aug. O conteúdo TOEFL, TOEIC Ou GMAT, Qual é O Certificado Ideal De Inglês? não é tão recente nos meios acadêmicos brasileiros. A data específica da regulamentação da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior sobre isto (Portaria n. 47 de 17 de outubro de 1995) pode oferecer essa falsa impressão.
De um direito jeito integra as discussões a respeito da pós-graduação stricto sensu no país prontamente há excelente tempo. No ramo de Administração, o foco tem sido instrumento de discussão pelo menos desde 1992 - no mais das vezes de forma pontual. No último quarto de 1996, entretanto, o conteúdo parece readquirir força, por isso de repente. Desse fato, a RAC julga que podes auxiliar para a discussão sobre isto mestrado profissional mediante a divulgação de documentos e de trabalhos analíticos que tratem do assunto.
A realidade brasileira está a exigir dos responsáveis pelos incalculáveis estágios da geração universitária atitudes e procedimentos que atendam os reclamos e necessidades sociais. No que concerne à pós-graduação, é de toda conveniência analisar o sistema usual, que tem dado, historicamente, excelentes produtos, todavia que também está a carecer de adequação às exigências da atualidade. Cinco Maneiras De que forma Entender Para Concursos alterações tecnológicas e as correntes de alterações econômico-sociais têm demandado profissionais com perfis de especialização distintos dos convencionais.
Observa-se o surgimento de programas de mestrado com características diferentes dos existentes no sistema de pós-graduação do nação. São diferenças que se manifestam pela direção dos currículos, pela composição do corpo docente e discente, nas formas de financiamento e nos arranjos institucionais. Desta maneira, este documento analisa o fenômeno desses novos cursos dentro do tema da pós-graduação no Brasil e sugere critérios diferenciados pra acompanhamento e avaliação, com intenção de preservar a particularidade e a importancia conquistadas pelo sistema. São decorridos 30 anos desde que o Parecer nº 977/65, do Conselho Federal de Educação, definiu e fixou as características dos cursos de mestrado e doutorado no Brasil.
Ao argumentar-se o papel atual e futuro do mestrado no sistema de pós-graduação do nação é oportuno reler aquele texto. De imediato o mestrado foi caracterizado ou como época preliminar pela obtenção do grau de doutor, ou como grau terminal, devendo a dissertação de mestrado notabilizar domínio do tema escolhido e know-how de sistematização.
O feitio de terminalidade foi considerado pertinente pra aqueles que, querendo aprofundar a criação científica ou profissional recebida nos cursos de graduação, não almejam ou não podem se dedicar à carreira científica. Pode-se, por isso, discernir 2 tipos de mestrado, diferenciados pelos seus objetivos centrais. Um tipo tem como objetivo estudos avançados em uma disciplina específica, sem tristeza com tuas aplicações.
Corresponde, na nomenclatura norte-americana, aos graus de Master of Arts (M.A.) e Master of Sciences (M.S.), sem designação específica da disciplina igual. O Terrível Custo Sobre o Qual Ninguém Fala De Ter Um Doutorado à aplicação e extensão de conhecimentos a finalidades profissionais ou vocacionais. Diz respeito a graus como Master of Business Administration, Master of Arts in Education, Master of Engineering e Master of Arts in Teaching. O desenvolvimento da pós-graduação no Brasil deu origem a cursos de mestrado que, com raras exceções, se caracterizam predominantemente como o primeiro degrau pra qualificação acadêmico-científica necessária à carreira universitária.
Diversas iniciativas começam a se elaborar com sucesso no Brasil por intermédio da oferta de cursos de mestrado, dirigidos à criação de profissionais. Tais cursos juntam grandes mudanças em relação aos modelos convencionais de especialização. Participação necessária, no corpo docente, de profissionais que se comprovam em suas áreas de atuação e que, ainda que acessíveis e singularmente qualificados para este tipo de ensino, não desejam se esforçar exclusivamente a ele.
Consórcios entre programas, oportunizando o caráter interdisciplinar freqüentemente imprescindível à formação de novos tipos de profissionais desejados. Esquemas de parceria com agências governamentais e não governamentais, corporações públicas e privadas que, interessadas na qualificação de seu quadro de funcionários, encomendam e financiam os cursos. Organização da infraestrutura curricular adequada a um tempo de titulação pequeno do que o convencional.
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