10 Passos Para Fazer Um Pitch Irresistível Para Investidores |
Aplausos: você domina como fazer um ótimo pitch para um investidor ou uma aceleradora? São Paulo - Mostrar uma ideia de startup para um investidor nunca é descomplicado. Todavia é ainda pior quando o empreendedor tem apenas alguns minutos para esclarecer por que sua ideia merece um apoio. Essa apresentação-relâmpago é chamada de pitch, e poderá suceder em numerosas ocasiões. Pra cada oportunidade, a maneira de exibição da ideia muda. Segundo Guilherme Junqueira, diretor executivo da ABStartups, em um espaço com diversos investidores, a exposição deve ser feita para gerar uma nova conversa mais para frente. Se for um bate-papo, a exposição precisa enfatizar o histórico da ideia e onde o empreendedor quer voltar com o dinheiro buscado.
visite essa url , integrante do MIA (Mulheres Investidoras Anjo) e fundadora da Rede Mulher Empreendedora, a extenso maioria tem uma ideia e descobre que ela é ótima. “A dificuldade está em mostrar como ela é um negócio escalável em um curto espaço de tempo”, confessa. Marcílio Riegert, CEO da aceleradora Start You Up, avalia que há uma melhoria no preparo antes das apresentações.
“Acho que todo este movimento de empreendedorismo que acontece no Brasil, de uns 4 anos pra cá, faz com que as pessoas pesquisem”, diz. Todavia, ele destaca que um estímulo é a ausência de compreensão sobre quanto dinheiro de fato é necessário. Não basta o empreendedor possuir uma legal ideia se não entende como apresentá-la. “Ideia toda humanidade tem, no chuveiro até, no entanto o que faz você ser uma excelente startup é tua prática de realização e seus recursos”, diz Junqueira.
Ele também recomenda procurar mentores antes de partir pra pesquisa de investimentos. Para Ana, o que vale mesmo é a combinação de ideia e efetivação. A investidora recomenda testar a ideia com amigos próximos e participar de batalhas, mesmo que elas não rendam investimentos. “Apresentar a ideia treina para no momento em que você tiver de dicas úteis de verdade, e mostra se as pessoas querem o objeto, se existe um mercado”, completa.
É possível começar a se classificar com possíveis investidores antes mesmo de marcar uma apresentação com eles. Por esse caso, o empreendedor necessita entender cada investidor e ver de perto se há qualquer no segmento em que pretende atuar. “Pegue o cartão deles e, uma vez por mês, mande uma atualização com sua evolução.
Deixe que o relacionamento construa um jeito de comparecer no investidor quando você precisar”, ensina Junqueira. Diversos empreendedores abordam um investidor sem saber ainda qual é a solução que eles querem aconselhar ao mercado. “Não importa que ela ainda não esteja perfeita. Essa solução vai abrir o precedente de qual é o padrão de negócios da corporação, que a gente, como aceleradora, poderá proteger a gerar”, alega Riegert. Escutar que o negócio “não tem concorrência” não é novidade para investidores. Isso é um indício de que o empreendedor pensou somente nos seus concorrentes diretos.
“Ele precisa olhar não só quem tem a mesma ideia, no entanto também outros processos que atendem a mesma necessidade”, diz Ana. Como por exemplo, um aplicativo de táxis não compete apenas com outros aplicativos, porém assim como com os táxis de estrada e com novas maneiras de transporte. Estudo Completo , o empreendedor precisa saber por que sua ideia é melhor que a da concorrência já determinada.
“Às vezes, estas ideias não ficam muito claras na apresentação. Um ótimo atendimento e um objeto de característica não diferenciam, são obrigação”, confessa a investidora. Além de saber quem são os envolvidos no mercado, bem como é preciso ter, em números, dicas básicas sobre o segmento. Riegert recomenda responder, pela apresentação, qual o tamanho do mercado ou da região (se for um negócio ambiente) e quanto dinheiro é movimentado.
É recomendável que o dono de uma startup neste momento tenha um mínimo item praticável (MVP), ou seja, um teste do produto pra distinguir possíveis falhas. E não necessita ser um artefato finalizado. “Se o empreendedor não tem um blog pronto, pode testar numa plataforma gratuita, tais como. Ele necessita alcançar sobressair que de imediato domina quais são os problemas e que ele tem como resolver”, explica Ana.
Junqueira assim como admite que a ideia tem que ter um histórico, e não só projeções. “No Excel, todo mundo é rico. clique aqui para investigar adianta só botar números numa planilha. Saiba muito mais Aqui . Descubra Mais que você conseguiu, com investimento próprio”, recomenda. O que é mais primordial priorizar pela hora da apresentação? Isto depende do nível de maturidade de tua empresa.
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