O TOC Acomete Por volta de 2 |
Uma pessoa aí está a final de ver a uma aula de biologia? O cenário podes parecer chato com o objetivo de muita gente, todavia 223 mil pessoas no Twitter, 346 mil no YouTube e 1,nove milhão no Facebook localizam que não. Esses são os seguidores do professor Paulo Jubilut, que ficou um fenômeno nas mídias sociais quando decidiu transportar pra internet o que só fazia entre quatro paredes: dar aulas de biologia.
Abandonar a convencional sala de aula não foi exatamente uma alternativa de Jubilut. Biólogo formado na UFSC (Escola Federal de Santa Catarina), com mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental na Universidade do Vale do Itajaí, ele trabalhou por quase 10 anos em colégios e cursinhos do Paraná e de Santa Catarina. Entretanto acabou sendo “empurrado” para a web, no desfecho de 2012, depois de perder o emprego. — Eu tinha pensado em parar de dar aulas. ], tinha feito mestrado, montado apostilas, em vista disso pensei que, se parasse, jogaria todo meu instrumento fora.
Dessa maneira ele decidiu gravar aulas com a webcam do notebook e publicá-las no YouTube. A ideia era fazer daquilo um “legado”, por causa de ele planejava abrir uma franquia de sucos. Mestrado Profissional Em Recursos Hídricos o público invadiu seu canal tal qual uma bactéria: instalou-se, consumiu os filmes, cresceu e se reproduziu. Virou um “nicho de mercado”. ]. Dali um tanto, deu 500 dólares. No outro mês, 1.000 dólares.
Aí eu pensei: ‘O pessoal gostou das aulas. Isso nesse lugar é um nicho de mercado não explorado’. Um Você Sabe A Diferença Entre MBA E MBE? após o início do projeto, Jubilut criou o blog Biologia Total, onde continua publicando suas videoaulas, todavia também apostilas, exercícios e outros equipamentos, além de dar cursos. 17,99 por mês, o suficiente para preservar uma equipe de dez pessoas, com mais um professor de biologia, jornalista e equipe de audiovisual — todos em regime home office.
Além do blog e da página no YouTube, o Biologia Total mantém perfil no Google Plus, Twitter e Facebook, usado essencialmente para brincar com a matéria e popularizá-la. — Eu estou em todas as redes sociais que os alunos estão. Como A Briga Interna Do PMDB Pode Selar O Futuro De Dilma , descontração e “tempo de bola rolando”. É desse jeito que o biólogo explica tua rápida ascensão pela internet.
Seu filme mais popular no YouTube, “Como recolher 10 nas provas”, tem mais de 700 1 mil visualizações. Feito pela época em que ainda não utilizava câmeras profissionais ou estúdio, o video se parece a uma exibição de stand-up comedy. São quatrorze minutos que aproveitam o carisma e o bom humor do professor.
— A mensagem precisa ser muito bem dada, contextualizada. Não necessita ser um piadista, no entanto pôr uma descontração para deixar a aula mais leve. Mencionar histórias, por exemplo, para prender a atenção do aluno. Isso cria uma fantasia naquele ambiente, que é técnico. Um Guia Pra Conquistar Os Primeiros 1.000 Seguidores assim como exploram com frequência os virais, aqueles vídeos “fofinhos” (ou nem ao menos tão “fofinhos”) amplamente compartilhados nas redes sociais.
Quando bombou na web o filme de uma águia tentando “raptar” um garoto, ele aproveitou o tema para gravar uma aula a respeito da ave e seus hábitos de vida. Contou por que o filme era errôneo (visualize ao desfecho). Mas o que empurrou mesmo o projeto pra frente, diz Jubilut, foi o modelo da videoaula, que permite ao aluno escolher quando, como e onde assistir ao assunto. — É um modelo que de imediato conquistou. Eu brinco que a videoaula é “tempo de bola rolando”. Pela escola, o professor precisa apagar o quadro, ligar o datashow, pedir silêncio, responder as questões, trocar de sala.
Комментировать | « Пред. запись — К дневнику — След. запись » | Страницы: [1] [Новые] |