A Importância Da Profissionalização Na Administração Rural |
Segundo o Sebrae - Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa, no Brasil, de cada 5 corporações abertas uma entra em falência depois de dois anos. Pela maior parte das vezes, o que leva uma corporação a fechar tuas portas tão cedo é a inexistência de capacitação profissional. Genial E Genioso, Fernando Alonso Inicia Contagem Pra Despedida , as empresas necessitam se especializar para ganharem superior sustentabilidade e competitividade no mercado.
Isto vale para o setor de agropecuário. Hoje é de suma seriedade a capacitação na administração rural. É preciso profissionalizar os gestores do agronegócio! Geralmente, no momento em que a corporação rural é familiar, a administração dos negócios é feita na prática e passada de geração pra criação, sem conhecimentos especializados. Agora organizações rurais maiores apresentam grau de profissionalização pela administração do agronegócio.
De acordo com Luciana Rizo, renomada zootecnista, em médias e grandes empresas, a gestão é profissional, o que não acontece na agricultura familiar. É indispensável profissionalizar a administração rural, pois que o mercado está cada vez mais competitivo. Para superior sustentabilidade da organização rural, é essencial que a gestão dos negócios seja feita por profissional bem habilitado. Na atualidade 70% das organizações rurais de porte pequeno não chegam à segunda criação e menos de 10% chegam à terceira conforme mostram os dados do Grupo de Estudos de Organizações Familiares da Fundação Getúlio Vargas.
Para que este quadro mude, é indispensável às pequenas organizações rurais investirem em capacitação profissional de particularidade. DVD e Online, elaborado por Fabiano Alvim Barbosa, profissional com vasto experiência na área de Zootecnia e Medicina Veterinária, com ênfase em Realização técnica, econômica e sustentável de bovinos de corte. Com o treinamento profissional, o produtor rural terá pleno discernimento a respeito de custos de realização e margens de lucratividade, o que aumenta de modo significativa a competitividade da organização rural. As alterações no mercado internacional revolucionaram o assunto atual do agronegócio. As Três Notícias Que Sustentam O Mercado Nesta Segunda-feira , apenas as organizações rurais com know-how para concorrer são capazes de sobreviver e a profissionalização é um considerável diferencial competitivo pela luta.
A política tem se mostrado competente. Os Programas De Mestrado E Doutorado Em Administração Mais Bem Avaliados Do Brasil de Procura Econômica Aplicada (Ipea) em 2007 mostra que países que baniram a repetência - como Noruega e Suécia - se encontram em situação melhor nos rankings internacionais de educação do que aqueles que a permitem. O relatório, todavia, mostra que outras nações que não adotaram a progressão continuada - caso da Bélgica - bem como colheram bons desempenhos nas opiniões. No Brasil, a adoção do paradigma ainda é controversa - e seus frutos, discutíveis. No último índice de educação feito pela Unesco, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para a educação e a cultura, o país ocupou somente a 88ª posição entre 128 nações.
Por tua vez, detalhes do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (Saeb) relativos ao período 1995-2005, quando a aprovação automática ganhou força, comprovam que a peculiaridade do ensino piorou. Em 1995, a média de proficiência em língua portuguesa dos alunos da quarta série do ensino fundamental era de 188,três pontos. Em 2005, caiu pra 172,três pontos.
Na terceira série do ensino médio os números são mais alarmantes: 290 pontos, em 1995, ante 257,6 pontos. Mesmo entre os especialistas que apoiam a aprovação automática, a capacidade é vista com ressalvas. “Aprovar automaticamente é melhor que reprovar”, acredita Stella Maris Bordoni, da Universidade de Educação da Instituição de Brasília. “A repetência resulta em um grade desperdício de recursos e, o que é pior, alimenta estatísticas alarmantes de evasão”, defende.
Este acompanhamento ainda não é visto nas escolas brasileiras que adotam o sistema de aprovação automática, lembra Fernando Becker, da Universidade Federal do Rio Enorme do Sul (UFRGS), um crítico do procedimento nos moldes em que é aplicado na atualidade. “Ouço relatos de professores de quinta série do ensino fundamental que lidam com moças analfabetas, que não teriam condições de progredir nem ao menos pra segunda série”, conta. “Esse sistema está dirigido pra uma circunstância político-eleitoreira e não para a lógica da procura educacional.
É intrigante para um governo ter um sistema que não alimenta altos índices de reprovação e evasão escolar”, adiciona. “Inventou-se a aprovação automática pra escamotear outros problemas”. Neide Bittencourt, da Instituição Federal de Santa Catarina (UFSC), sintetiza: “Muitos educadores declaram que a reprovação traumatiza o aluno. Todavia, deixar que a garota chegue à quarta série do ensino fundamental sem saber ler e digitar é muito mais traumático. Incluir só por acrescentar é uma maneira de exclusão”, acredita. “A reprovação não vem Informações Para Aprender História Para Prova de penalizar, entretanto, sim, fazer com que o aluno aprenda”.
Комментировать | « Пред. запись — К дневнику — След. запись » | Страницы: [1] [Новые] |