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Dribles desconcertantes e gols de placa. Dentro de campo, o Brasil montou uma história vencedora e se consolidou como a expressão máxima do chamado futebol arte. Mas, essa mesma habilidade que distinguiu o país pelos gramados universo afora nunca chegou a ultrapassar a barreira das 4 linhas. A combinação do amadorismo e da ausência de visão e — em alguns casos — de escrúpulos dos dirigentes traz até hoje como repercussão um placar de campeonatos deficitários e clubes endividados. Pra virar esse jogo, o investimento em tecnologia é a mais nova forma.
“Nas últimas gestões, nosso principal assunto foi procurar novos recursos e receitas, essencialmente pra não depender só das cotas da televisão”, diz Aristóteles Loredo, executivo-chefe de TI do Cruzeiro, de Minas Gerais. “Em 2013, a receita do Cruzeiro cresceu 50%, muito em função da robusto parceria que construímos entre os departamentos de TI e de marketing”, anuncia. “Os clubes brasileiros ainda são muito dependentes das cotas de Tv, que respondem por em torno de 40% de suas receitas”, diz Pedro Daniel, consultor de gestão esportiva da BDO Brasil.
“Como escolha, os times já licenciam suas marcas e estão investindo em programas de sócio-torcedor, o que é uma boa saída. No entanto, fora isso, a ativação do branding ainda não é muito trabalhada”, reitera. Com uma base estruturada de sistemas internos e com fornecedores como a Totvs, a análise de grandes volumes de dados é uma das prioridades do Cruzeiro.
Essa visão neste momento está sendo aplicada para a possibilidade de localização de algumas lojas da rede oficial do clube, batizada de Maior de Minas. ➔ Sugestões Pra Adquirir Seguidores No Instagram mesma abordagem é utilizada pra definir as regiões que sediam eventos para fidelizar os 57 1 mil torcedores do Sócio do Futebol, programa de sócio-torcedor do time, e para trazer novos cadastros pela iniciativa. “Temos um sistema que integra informações de localização, de frequência no estádio, do banco de fatos do Sócio do Futebol e do IBGE.
Temos tudo mapeado por bairro, faixa etária e renda, e sabemos exatamente o ambiente em que um evento ou nova loja darão mais retorno”, diz Loredo. Assim como, o Cruzeiro investe em ações para impulsionar as interações dos sócios-torcedores com a marca e a periodicidade nas partidas do clube. O torcedor recebe pontos por essas atividades e podes trocá-los por prêmios como a visita a um treino ou a probabilidade de assistir a um jogo diretamente dos camarotes. O Cruzeiro tem ainda um banco de fatos de todos os seus jogadores profissionais e da classe de base.
O sistema reúne um perfil completo de cada atleta, com dicas médicas, psicológicas, de contrato e de desempenho no campo, entre outras análises. “É um enorme big data a respeito do jogador, que permite à diretoria tomar decisões mais precisas, como por exemplo, pela hora de uma venda ou renovação de contrato”, explica. As outras tendências tecnológicas e a potente conexão com a área de marketing são bem como o direcionamento da TI no Corinthians.
“Estamos investindo fortemente pra fazer com que a TI participe ativamente pela definição das estratégias para gerar receitas e ativar a marca do clube”, diz Alessandro Gonçalves, superintendente de TI do Corinthians. 7 Passos Pra Publicar Seu Trabalho Nas Redes sociais , o Corinthians está investindo pra aprofundar o entendimento a respeito os incontáveis perfis de seus torcedores e montar ações mais eficientes próximo a cada um desses públicos. Pra Planalto, Acusação Contra Temer Podes Afetar A Governabilidade das bases para essa abordagem é o cruzamento de informações de várias referências de relacionamento e de receita do clube.
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