Cachoeiras De Macacu Faz Concurso Para 200 Vagas O Dia |
Devo ganhar algumas inimizades de professores e alunos com o texto de hoje. Mas prefiro a polêmica que gera o diálogo à mesmice dos padrões. Sem conflito, sem discussão, sem quebra de padrões, ficamos a toda a hora no mesmo espaço. E acho que essa maneira de visualizar a educação não leva a nada. Esperei atravessar no mínimo um dia em conexão aos comentários postados a respeito da prova do ENEM aplicada por esse término de semana. E com finalidade de diversificar, além das perguntas objetivas, muito se citou em ligação à prova de redação.
Professores, alunos, especialistas, jornalistas, políticos: todos opinaram a respeito do cenário proposto e das supostas fórmulas pra "escrever bem" a temida dissertação. Como começar, como fazer, como concluir, como argumentar? Fórmulas são apresentadas, e por vezes até copiadas, pra doar ao aluno a oportunidade de encaminhar-se bem, já que o que importa mesmo é a pontuação. Havia aluno até com redação pronta e decorada. Foi isso mesmo que você leu: alunos decoraram redações inteiras a respeito um cenário específico pra apenas copiar o texto na hora da prova.
E o Ministério da Educação anunciou o tema: "publicidade infantil em questão no Brasil". Senac RJ Se Reconecta à Sua Tarefa: Compartilhar Conhecimento E Transformar Vidas O Dia do ENEM. Aí você já domina, né? Falaram que foi uma prova política, uma prova feita pra tratar mal da imprensa, com o objetivo de dizer bem do governo, com finalidade de influenciar os alunos e por aí vai. Estudantes criticaram pela internet, professores passaram supostos "gabaritos" de redação e, como a toda a hora, as redes sociais geraram centenas de piadas sobre isso.
Reflita comigo: fornece com o intuito de ter um gabarito de bacana redação? Há como dizer que há um gabarito, mesmo que possa ser só similar, de uma realização textual? Cursos Gratuitos CIEE Online ensinando os alunos a serem meros reprodutores de ideias alheias; e não seres pensantes, reflexivos e participativos, de fato. Temos que preparar os alunos pra digitar em todos os tipos e gêneros textuais, a partir de cada foco, sem padrões tão enérgicos e retrógrados.
Desse aspecto, minha visão é bem clara. Quanto mais ensinamos os alunos a simplesmente reproduzir fórmulas, menos eles entendem o que estão escrevendo. Quanto mais eles tentam publicar dentro de padrões insuficiente inteligentes, menos eles querem participar do modo educativo. Sete Técnicas De Estudo Para que pessoas Não Consegue Se Concentrar , verifico a imensa problema que os alunos de ensino superior têm para produzir textos. A maioria fica com pavor de publicar, a todo o momento pensando nas regras e nos padrões estruturais. Imagino em formar alunos que saibam transitar por todos os tipos e gêneros textuais, com criatividade e conhecimento. Um O Que é? , apenas, seguir o padrão "introdução-desenvolvimento-e-conclusão" como se fosse uma ordem de "início-meio-e-término", pra ser considerado bom.
A infraestrutura dissertativa foi feita para persuadir e não pra mencionar uma história. Aristóteles neste instante nos apresentou a arte da retórica, representada por exórdio, narração, provas e peroração. A intenção dessa infraestrutura era mexer com os sentimentos e paixões de quem está vendo ou ouvindo a argumentação. E isso talvez pode ser feito de muitas formas e em numerosas ordens. Não necessita ser algo enérgico e com poucas alternativas.
Комментировать | « Пред. запись — К дневнику — След. запись » | Страницы: [1] [Новые] |