Hotei Encyclopedia Of Japanese Woodblock Prints |
Ukiyo-e, ukiyo-ye ou ukiyo-ê (浮世絵, "retratos do mundo flutuante", em sentido literal), vulgarmente também conhecido como estampa japonesa, é um gênero de xilogravura e pintura que prosperou no Japão entre os séculos XVII e XIX. Alguns dos artistas devotaram-se à pintura, entretanto a maioria era composta por gravuristas. Tais indivíduos raramente talhavam seus próprios blocos de impressão.
No início do século XVII, a burguesia da próspera Edo (hoje Tóquio) passou a buscar entretenimento nos teatros de kabuki e com as oirans e geishas das yūkaku, zonas de meretrício. O termo ukiyo ("universo flutuante") descrevia o estilo de vida hedonista da era. Pintadas ou impressas, essas obras de artes visuais eram populares entre os burgueses, abastados o suficiente pra adquiri-las a término de decorar suas casas.
O sucesso começou agora pela década de 1670, com as pinturas e gravuras monocromáticas de Hishikawa Moronobu, retratando a beleza feminina. A impressão colorida surgiu gradualmente — inicialmente adicionada meticulosamente à mão e só em casos especiais. Duplex De Menor P Tinha Móveis Caros E Aparelhos Eletrônicos De última Criação O Dia dos anos 1740, artistas como Okumura Masanobu usavam múltiplos blocos de madeira talhados em nanico-relevo pra elaborar áreas coloridas. A começar por 1760, o sucesso das gravuras brocadas nishiki-e de Suzuki Harunobu levou a geração em grande apuro de cor a tornar-se padrão, com cada objeto sendo concebido a partir do exercício de 10 ou mais blocos.
O auge do período, em quantidade e peculiaridade, acabou marcado por peças que retratavam a boniteza e o teatro, criadas por mestres como Torii Kiyonaga, Kitagawa Utamaro e Tōshūsai Sharaku ao encerramento do século XVIII. O gênero foi um Reforma Integra Apartamento E Evidencia A Graça Do Tijolo a geração da sabedoria ocidental a respeito da arte do Japão ao fim do século XIX, especialmente a partir das paisagens de Hokusai e Hiroshige.
] Logo depois, tais peças de arte começaram a aparecer a partir e para as pessoas comuns da cidade, com pinturas monocromáticas retratando belas mulheres, cenários de teatro e zonas urbanas de meretrício. Vista dos bordos de Takao, por Kanō Hideyori (狩野秀頼, ?), metade do século XVI. ] No decorrer do período Sengoku (1467 - 1603) e sua notória data de guerra civil, uma classe burguesa de forte poder político se montou.
Os machishū (町衆, ?), como eram populares, possuíam aliança com a corte, controle sobre isso comunidades locais e interferência pela arte a partir do patronato. ] e requeriu aos daimyo (大名, senhor feudal?) que lá se reunissem com suas comitivas em anos alternados. Retrato de Tokugawa Ieyasu, pintura da Escola Kanō, Kanō Tan'yū, século XVII. O shogunato centralizado deu encerramento ao poderio machishū e dividiu a nação japonesa em quatro classes sociais, com a corrente classe samurai no topo e a mercantil pela base.
] A dificuldade do sistema de escrita japonesa, que requeria cerca de 100 000 peças em mecanismos de impressão tipográfica, fez com que técnicas de talha em madeira passassem a ser consideradas mais eficazes para reprodução. O termo ukiyo (浮世, 10 Cozinhas Decoradas Pras Festas De Conclusão De Ano ?) é homófono a um termo budista antigo, ukiyo (憂き世, esse mundo de amargura e pesar?), que caracterizava a situação efêmera de todas as coisas e o período da vida terrestre. Como Decorar A Moradia Gastando Insuficiente Reciclar E Decorar canções, ingerir saquê, divertir-se, não se deixar abater pela pobreza e não deixá-la transparecer em teu rosto, mas flutuar como uma cabaça na corrente do rio: isto é o que chamamos de Ukiyo.
] Trabalhos yamato-e do século XVII montaram um estilo de modos contornadas que permitiu que tintas pudessem ser gotejadas em superfícies molhadas e espalhadas por causa de seus limites. O "Biombo de Hikone" (彦根屏風, ?) é tido como o mais velho trabalho de ukiyo-e existente, com data de c. 1624 - 44. Em torno de 1661, peças kakemono-e conhecidas como kanbun bijin (寛文美人, retratos das belezas da Kanbun?) ganharam popularidade. ] Em 1672, o sucesso de Moronobu era tamanho que ele começou a assinar seu trabalho, desenvolvendo o primeiro livro de ilustrações do gênero com autor popular.
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