Encontro Das Mídias sociais No Marketing |
Neste momento era de se esperar, após a campanha de Barack Obama à presidência dos EUA em 2008, que o exercício das mídias sociais seria um dos pontos fortes da campanha eleitoral de 2010 no Brasil. Conversamos com Marcelo Branco e Soninha Francine, coordenadores de internet dos 2 candidatos à Presidência do Brasil no 2º turno, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), respectivamente. No bate papo, falamos a respeito do novo poder que é a campanha eleitoral pela internet e encontramos várias divergências.
Comparando com a campanha do Obama, qual o real alcance da propaganda política na internet no Brasil? Como Fazer Marketing Nas Redes Sociais? : É incomparável, pra começar, pelas características da eleição lá. No momento em que você tem voto alternativo, aquele que opta ser eleitor já é alguém mais mobilizado, desse modo você está comentando de um universo inteiramente distinto.
A web é um veiculo curioso para quem é interessado, mobilizado. Branco: Claro que no Brasil nós ainda temos uma infra-suporte inferior à dos Estados unidos, não temos banda larga e acesso pra grande porção da população em atividade da realidade econômica do estado. Porém, a nossa presença nas mídias sociais é bem mais ativa que nos Estados unidos. Se por um lado temos a desvantagem em atividade da infra-estrutura, por outro somos líderes pela presença nas mídias sociais.
Somos mais de 70 milhões de brasileiros conectados. Sendo assim não dá para comparar, para mim o Brasil vai ser um novo case de exercício na internet na campanha eleitoral. Acho que nós queremos até passar o caso da campanha do Obama de 2008, até já que as redes sociais evoluíram muito.
Pela campanha do Obama o superior espaço de mobilização foi o e-mail. Não que isto não seja usado no Brasil, contudo eu identifico que o principal espaço dos apoiadores no Brasil esteja sendo o Twitter. Qual é o perfil do eleitor da internet? Como é pensada a linguagem para dizer com este público? Soninha: Para mim o recorte não é de idade nem sequer de formação, é de interesse. Quem busca web é jovem, adulto ou mais velho que neste momento é interessado em política e isso faz toda diferença do universo.
A linguagem depende do que a gente está dizendo, a web são os sites oficiais de campanha, os perfis oficiais na redes sociais, que só são procurados por aqueles que tem interesse, mesmo que possa ser diverso. Mãe, Desejo Ser Youtuber! só pra zuar e tem gente que quer debater. E a web é email para caramba, que é web tanto quanto no entanto é um outro universo.
Meu sogro, tais como, nunca na vida vai entrar em um perfil oficial do Orkut, ler o website da Dilma, ou acompanhar um candidato no Twitter, contudo o e-mail ele lê. E o e-mail tem uma linguagem toda própria, poderá ser sensacionalista, ele vai ser hiperbólico, excessivo, vai ter um Power Point com uma musiquinha. A Influência Das Mídias sociais Nos Menores NegóciosBlog Beblue que a gente fala das características de linguagem na web, ela por ela mesma são 1000 linguagens ao mesmo tempo.
Branco: Hoje 52% dos internautas brasileiros são da classe C e D. Gerenciamento De Redes sociais é um fenômeno neste instante da periferia, isso graças às LAN Houses. Hoje apresenta para contar que o perfil do internauta brasileiro é da classe C e D, o que desmente essa ideia de que ele é da classe média, é um cara rico.
Комментировать | « Пред. запись — К дневнику — След. запись » | Страницы: [1] [Новые] |