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O Grupo Globo anunciou, nesse domingo (1º.jul.2018), as diretrizes de que forma os jornalistas da empresa necessitam usar as mídias sociais. As recomendações foram incorporadas aos princípios editoriais do grupo. Entre as diretrizes, está a restrição para jornalistas de curtirem publicações em páginas de políticos: “é permitido que o jornalista siga as tuas páginas ou contas (contudo não se deve curtir seus artigos)”. Leia ao fim deste texto a íntegra das novas diretrizes adicionadas aos princípios editorias do Grupo Globo.
O presidente do Conselho Editorial do grupo, João Roberto Marinho, explicou pela carta que o propósito é fazer com que os jornalistas impossibilitem tudo o que possa comprometer a sabedoria de que realizam a profissão com isenção e correção. “Há uma alta perspectiva de que tal tema se torne público. E, no momento em que essa pessoa é um jornalista, a sua atividade pública acaba relacionada ao veículo para o qual trabalha.
“Nas redes sociais, esses jornalistas necessitam se abster de expressar críticas políticas, promover e apoiar a partidos e candidaturas, defender ideologias e tomar partido em perguntas controversas e polêmicas que estão sendo cobertas jornalisticamente pelo Grupo Globo. “Noticiar os dados sempre em primeira mão nos carros pros quais trabalham. “O jornalista do Grupo Globo, sem exceção, não podes, por óbvio, criticar colegas de tuas redações ou de redações de competidores nas redes sociais. O crítico acaba sempre por se encurtar diante do público”.
Ninguém discordará de que o advento das redes sociais é um dos fenômenos que definem o século XXI. De uma forma inédita na história da humanidade, elas conectaram pessoas em nível planetário, permitindo a geração de comunidades, o compartilhamento de ideias, detalhes e críticas, a aproximação de pessoas que frequentemente nem ao menos se conhecem. É qualquer coisa muito positivo e bem-vindo.
Como tudo, porém, logo descobrimos que elas têm bem como um lado sombrio: podem ser usadas pra manipular grupos, disseminar boatos e mentiras com fins antidemocráticos e permitir que a intimidade das pessoas seja clandestinamente conhecida. Com a consciência desses defeitos, porém, seus usuários se tornam ainda mais capazes de produzir anticorpos pra esses males. Guerra De Foice balança entre o bem e o mal, nós não existem dúvidas que o lado agradável das mídias sociais supera o lado mau, mesmo que seja primordial ainda muito estudo e atenção para combater os malefícios. Somos, enfim, entusiastas do potencial afirmativo das redes sociais.
Nós, jornalistas, como todos os cidadãos, queremos fazer porção delas seja do ponto de visão pessoal ou profissional. Desejamos compartilhar impressões, sentimentos, dados do nosso cotidiano, como essa de utilizá-las para fazer referências, garimpar notícias, descobrir tendências. Não é novidade para nenhum de nós, 6 Motivos Pra Tua Corporação Investir Em Assunto Gerado Pelo Usuário , que o jornalismo traz bônus e ônus. O bônus é o prazer de exercer uma atividade deslumbrante cujo objetivo último é comunicar o público, para que possa escolher melhor como quer viver, como fazer livremente alternativas, uma atividade que nós, sem modéstia, consideramos absolutamente nobre.
O ônus é justamente aquele que nos impomos pra poder fazer um agradável jornalismo: em resumo, tentar ao máximo nos despir de tudo aquilo que possa pôr em incerteza a nossa isenção. Imagino que não é preciso, contudo dou nesse lugar um ou dois exemplos. As redes sociais nos impõem bem como outras restrições. Diferentemente das outras pessoas, sabemos que não desejamos atuar nelas desconsiderando o episódio de que somos jornalistas e de que necessitamos agir de tal modo que nossa isenção não seja questionada.
Estas recomendações sobre isto como carecemos nos comportar nas redes não têm nada de idiossincrático ou exclusivo. Na realidade, estão rigorosamente em linha com o que praticam os mais prestigiados carros jornalísticos do mundo, como The New York Times e BBC, pra nomear somente 2 de dezenas de exemplos. É fundamental que todos leiamos com atenção essas diretrizes e as sigamos com o rigor que nos caracteriza em nossas atividades profissionais.
Dito isso, a Seção II de nossos Princípios Editoriais terá um novo item, de número 5, exibido ao encerramento dessa carta. Tenho absoluta convicção de que todos nós entenderemos as razões dessas diretrizes mais detalhadas e as seguiremos. Agradeço na atenção e disponibilizo a escoltar o texto que será acrescentado, a começar por hoje, aos nossos Princípios Editoriais.
O Grupo Globo considera que toda mídia social é potencialmente pública. Mesmo que uma pessoa permita o acesso ao que nela diz ou publica a apenas um grupo de pessoas, há uma alta perspectiva de que tal tema se torne público. Chuva Coloca Todas As Regiões De São Paulo Em Estado De Atenção , no momento em que essa pessoa é um jornalista, a tua atividade pública acaba relacionada ao veículo para o qual trabalha.
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