Pré-leitura Da Prova é Primeiro Passo Para Dirigir-se Bem No Concurso; Acesse Técnica |
A expansão histórica das necessidades sociais do ser humano e a contínua expansão científico-tecnológica no campo da saúde, têm exigido uma crescente especialização dos profissionais que exercem a sua atividade nesta área. Esse método tem contribuído para aprofundar a compreensão e as intervenções do saber específico de cada profissão. Cursos A Distância Gratuitos Reconhecidos Pelo MEC -se, então, a crescente formação de equipas multidisciplinares que sistematizem os conhecimentos das diferentes áreas para aprimorar a efetividade das intervenções e aprimorar os serviços a serem prestados.
Universidades Não conseguem Mais Exigir Nem Mestrado De Docentes existe uma inter-conexão entre os diferentes profissionais envolvidos, os quais precisam achar o doente como um todo, em uma atitude humanizada e uma abordagem mais ampla e resolutiva do cuidado. O Que é Um Mestrado E Visto que é Importante - chave: Equipa Multidisciplinar, Serviço em Equipa, Equipa de Saúde. O avanço das ciências e a expansão histórica das necessidades sociais proporcionaram um crescimento exponencial do discernimento e criaram novas necessidades no universo do serviço.
Deste jeito, emergem novos rumos nas formas de organização do serviço, que apontam pra tendência de formar equipas multidisciplinares, tanto a grau epistemológico como interventivo. O presente artigo visa dominar o regulamento, a seriedade, as principais dificuldades e limitações das equipas multidisciplinares, como este, outras soluções integradoras relevantes ao funcionamento destas equipas pela área da saúde.
Esta tendência coexistiu de forma parelho, com a crescente diferenciação tecnológica e sub-especialização de áreas como a Cardiologia de Intervenção e a Electrofisiologia, a par da incorporação de novas disciplinas como a Genética, a Imunologia ou a Biologia Molecular. Cardoso (2008) menciona a esse propósito que é impossível fazer investigação clínica ou cuidar doentes sem recorrer ao trabalho integrado de equipas multidisciplinares. A importância nesse tipo de abordagem tem sido documentada cientificamente, evidenciando normalmente melhor serviço aos doentes, beneficiando esses mais no momento em que os profissionais de saúde trabalham em conjunto. Cabe comprovar que a equipa multidisciplinar tem a sua criação centrada nas necessidades da pessoa, então, ela não é pré-organizada.
A capacitação profissional está diretamente relacionada com a criação académica, com a particularidade das organizações de ensino, com os projetos pedagógicos dos cursos e com o controle social que deve ser exercido a respeito os profissionais. A interface do serviço dos profissionais, que diz respeito às áreas de competências de cada profissional, que são claras na amplo maioria dos procedimentos e não geram perguntas ou sobreposições.
Há, mas, áreas de competências que são comuns a muitas profissões, várias que são complementares, várias que são interdependentes e outras que são de dificultoso especificação. A este propósito, Nogueira (2004) salienta que é essencial que todos os profissionais reconheçam o papel e a relevância dos outros, para que seja possível trabalhar no seio destas equipas.
Mas, por vezes existe um entendimento incompleto das capacidades dos outros participantes da equipa, como este dos limites de atuação de qualquer um. Já no que diz respeito à liberdade dos profissionais, cada item da equipa precisa ter absoluta liberdade de serviço naquilo que é definitivamente a tua área de eficiência. Expressar expetativas positivas: esperar o melhor das capacidades dos outros participantes do grupo, postando dos membros da equipa para os outros com aprovação.
Definir conflitos: encorajar ou descomplicar soluções construtivas pra equipa. Não camuflar ou impedir o defeito, entretanto tentar resolvê-lo da forma proveitosa. Integridade - garantir um desempenho compartilhado, ético e confiável. Hierarquia entre profissões e briga no mercado de serviço. Segundo Pinho (2006), pela maioria das equipas multidisciplinares pela área da saúde, não se configuram apenas trabalhos tecnicamente diferentes, entretanto também desiguais quanto à tua valorização social. As diferenças técnicas dizem respeito às especializações dos saberes e das intervenções, entre as variadas áreas profissionais. As desigualdades referem-se à vivência de valores e normas sociais, hierarquizando e disciplinando as diferenças técnicas entre as profissões.
Araújo e Rocha (2007) referem que, no seio dessas equipas, são frequentes relações de poder hierarquizado, determinadas entre profissionais, fortalecendo a ocorrência de status de algumas profissões sobre o assunto outras e garantindo posições de liderança na equipa. Impera, já que, redefinir o quotidiano, desta forma com responsabilidades e competências dos elementos integrantes pela equipa de saúde.
É relevante reconhecer que o conflito é necessário e desejável, a final de possibilitar o desenvolvimento e desenvolvimento da equipa, desde que sejam respeitados os valores anteriormente descritos. Confira 18 Links Para Estudar (ou Fazer) Idiomas Sem qualquer custo . A sabedoria e a definição clara dos papéis profissionais associados à definida tarefa são indispensáveis nas instituições de saúde. Para além da percepção de papéis, a equipa deve funcionar de forma uniforme e colaboradora, respeitando as normas e valores que devem imperar entre os inúmeros profissionais.
Комментировать | « Пред. запись — К дневнику — След. запись » | Страницы: [1] [Новые] |