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São Paulo - O americano Philip Kotler, professor de marketing internacional na universidade de negócios Kellogg, da Escola Northwestern, transformou o ensino de administração. Antes de ele anunciar o livro Administração de Marketing no final dos anos 60, os currículos de negócios contavam, em sua maioria, com cursos sobre vendas e comércio. Após a chegada da obra nas livrarias, o conceito de marketing se disseminou em escala global e obteve o respeito da academia.
Mesmo passados quase cinquenta anos da publicação da primeira edição, o livro continua sendo usado em universidades dos quatro cantos do mundo. Aos oitenta e três anos, Kotler se prepara pra uma série de palestras organizadas pela HSM em várias capitais brasileiras. Antes de embarcar, ele deu a seguinte entrevista a Check-up.
Check-up - O universo mudou muito desde que o senhor escreveu Administração de Marketing. O marketing assim como mudou? Philip Kotler - Os profissionais de marketing usam três conceitos centrais. Primeiro, tópico no comprador e em suas necessidades. Quem manda é o freguês. Em segundo espaço, gerar, notificar e transmitir valor sabendo de antemão quais são seus valores, necessidades, percepções e crenças.
No fim de contas, relembrar que o objetivo final é ter um comprador feliz e encantado. É desse modo que se conquistam e se mantêm compradores. Isso não mudou e nunca vai alterar. Diagnóstico - Se o senhor fosse começar a carreira hoje, em qual área do marketing iria se concentrar? Philip Kotler - Como entramos na era digital, iria me aplicar à mídia digital. Um profissional precisa entender intimamente segmentos de seu mercado, mas também seus freguêses individualmente. Temos de acrescentar nosso conhecimento como utilizar YouTube, Instagram, Pinterest, Twitter, LinkedIn e Facebook. Não adianta somente usar estes canais digitais.
É preciso estudar a medir o valor de qualquer um. A oportunidade está em requintar o uso destas ferramentas sem esquecer de novas áreas promissoras, como o neuromarketing, a análise da atividade cerebral de consumidores expostos a imagens e filmes de produtos. Exame - O senhor acredita que tudo vai se resumir ao digital?
Philip Kotler - Minha antevisão é que os orçamentos destinados à intercomunicação serão divididos ao meio entre a mídia digital e a convencional. As duas são capazes de ser perfeitamente combinadas. A mídia convencional precisa ser utilizada para que todos conheçam tua marca ou produto e a digital pra que exista um engajamento individual. Plano De Negócios, Com Erica Ribeiro - Mesmo em meio a tantas transformações, há avanços em áreas nada tecnológicas. O que o senhor descobre dos pesquisadores que moram um tempo na moradia de clientes?
Philip Kotler - Companhias como a multinacional americana Procter&Gamble investem no chamado marketing antropológico. Isso talvez pode ser feito nos locais de venda ou até mesmo na casa das pessoas. Ver os freguêses onde eles fazem as possibilidades ou fazem uso os produtos pode conceder insights que não surgiriam de forma diferente. A discussão de uma família à mesa poderá ser reveladora.
Exame - Como o senhor Crowdfunding Para Eleição Ainda Tem Resultados Tímidos nome seja lembrado no futuro? Philip Kotler - Como um profissional de marketing apaixonado e um economista. O Que é S.e.o. (otimização para sites de buscas) E Com que objetivo serve? , tive dois grandes objetivos. Primeiro, deixar claro que a ideia central é aperfeiçoar a existência dos consumidores, não só vender qualquer coisa para eles. Marketing é bem mais do que saber usar técnicas de procura e de promoção. É a melhor maneira para criar um conhecimento profundo das aspirações das pessoas, as explícitas e as latentes. Meu segundo objetivo foi ampliar o exercício do marketing pra e também produtos e serviços.
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