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É O Que Acredita Anna Cherubina

Среда, 05 Декабря 2018 г. 17:43 + в цитатник

É O O Que Fazer Em 7 Programas Pela época De Frio E Neve


Rodrigo Cicchelli é compositor, flautista e professor de constituição e matérias ligadas à música e tecnologia pela Escola Federal do Rio de Janeiro. Cicchelli nasceu no Rio de Janeiro em 1966 e, formado em composição musical pelo Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, foi bem como aluno de César Disputa-Peixe e Hans-Joachim Koellreutter.


Sua criação engloba música eletroacústica, música mista, com instrumentos, voz e meios eletrônicos e peças para orquestra. Recentemente, executa um estimulante serviço como produtor e apresentador do programa Eletroacústica pela Rádio MEC FM. Pesquisando tua obra percebe-se essa coisa interessante das recentes composições para orquestra e grupos de câmara. Entre “Esboço de Psyché” ou “Seis estudos de allures” e as mais recentes obras do estágio “Música Noturna”, há alguma conexão de unidade? “Esboço de Psyché” deu partida à constituição de um momento orquestral centrado em figuras mitológicas femininas - além de “Psyché”, há assim como “Thétis” (que retoma uma obra eletroacústica antiga), “Eurídice” e “Éco”.



Entre os mitos, as lembranças e “allures”, tua obra expressa em diversos termos uma não pequena inquietação com presente. Acho que a pergunta que se impõe a partir dessas constatações é o porquê disto se doar desse modo. Tenho estado mais aberto, depois do tal hiato composicional, à livre pulsão criativa, deixando meu inconsciente guiar-me sem as preocupações típicas do vanguardismo.


Minha formação foi profundamente marcada por uma concepção estética calcada na noção de oposições (e superações) dialéticas que seriam fruto de “necessidades” históricas inescapáveis, como se a História fosse uma velha senhora a quem deveríamos ser obedientes. A Importância Da Profissionalização Da Gestão Em Instituições Familiares De Anão Porte minha experiência acumulada, esta visão ficou insustentável. E não há saída pro artista fora de si mesmo - lição que aprendi com Machado de Assis, com o Pestana de “Um Homem Célebre”; e com Herman Hesse e o “deixar-se cair” do “Lobo da Estepe”.


Por esse sentido, pra mim como criador não há mais História, e, então, nem ao menos Passado e muito menos Futuro, apenas um infinito Presente em que moldo (o compositor é um “filtro”) todas as minhas experiências musicais, estéticas e pessoais. Entenda Qual A Diferença Entre Mestrado E Doutorado se está menos orientado “de fora”, a partir de concepções dogmáticas, e mais sensível ao que vem de dentro, melhor se estabelecem estas “teias de associações” ditas antecipadamente, que a mim me surpreendem e encantam. A unidade seria desta maneira uma espécie de coordenada complexa para onde confluem as pulsões e experiências, filtradas por um eu não-severo, no entanto fluido e sensível.


Talvez isso se relacione com a pergunta Candidatos Dão A Fórmula Pra Atravessar No Primeiro Concurso , quem sabe não, porém há uma etapa de sua geração que é inquietante. Como foi essa passagem dos seus estudos, quando você foi de Competição-Peixe pra Denis Smalley? Também esta passagem me inquieta, até hoje! As sete Melhores Faculdades Em Portugal E Qual o preço Fazer Mestrado Em Portugal minha trajetória no Memorial mostrado na UFRJ como requisito à promoção a professor titular daquela fundação, claro ficou para mim o percurso. Há uma ponte (ou mais de uma) entre Luta-Peixe e Denis Smalley: Hans-Joachim Koellreutter e Vania Dantas Leite. Além da “obediência” ao denominado como Reginaldo Carvalho: “É preciso dominar a música do seu tempo para não ter que reconhecê-la, amanhã, como música do Passado”.


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Pra uma pessoa com a inquietude e o ímpeto dos 20 e poucos anos, que não queria estar fora da História e, crendo que o Futuro estaria pela música eletrônica, este movimento foi “inevitável”. Confira O Curso De Contabilidade Online , hoje tenho uma geração contrário, entretanto somos aquilo que vivemos e tudo o que vivi ajuda a moldar o que faço hoje - seja uma obra mista, uma peça de câmara ou orquestral. Seis Dicas Para Aprender Pela Véspera Da Prova , o compositor eletroacústico está presente na formação de uma melodia, como esta de o aluno de Disputa-Peixe a toda a hora esteve presente, mesmo na obra mais experimental que tenha executado.


Voltando um tanto, o que o professor Carvalho comenta é, claro, uma extraordinária petição de começo ao serviço de sabedoria e desbravamento da arte contemporânea internacional. O Vestibular às vezes é Injusto -Peixe e Koellreutter são figuras inescapáveis da história da música de concerto brasileira. Uma dicotomia curiosa: com tal panorama eclético, você acha possível expor de uma música de concerto brasileira? Você se considera um compositor “brasileiro”? Ultimamente, tenho tentado ser um compositor recinto - deveria falar carioca? Citei Herman Hesse há pouco?



 

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